Translate

Deus é o ser ao qual se atribui a criação de tudo; do universo, e da vida. Nem todos, porém , acreditam na existência de Deus. Esses são chamados de ateus ( sem Deus ). Para esses, o universo e a vida têm outra causa, que não Deus. Os que não são ateus, creem num criador do universo e da vida: Deus. Porém, não significa dizer que todos os que creem em Deus, creem da mesma forma. Nas religiões abraâmicas ( Religiões descendentes de Abraão : judaísmo, cristianismo e islamismo) Deus é uma personificação, um ser , como nós, e de quem somos a semelhança, pois assim se acredita que nos criou desde o barro e soprando ar nas nossas narinas. Para as religiões abraâmicas nós temos uma vida e o merecimento da condenação do Inferno ou do Paraíso segundo a sua conduta nesta vida. ( As instruções do viver segundo a vontade do criador estão contidas nos livros que devem seguir esses religiosos: “Torá” , “Bíblia” e “Alcorão” , respectivamente). Nas religiões reencarnacionistas (que professam a reencarnação: hinduístas, budistas, lamaístas, espíritas, etc. ), Deus não é uma personificação de um ser; Deus não é alguém em si, como para os abraâmicos, mas uma “Inteligência”, Inteligência tal que tudo criou, criando o universo e a vida nele. Para os reencarnacionistas essa Inteligência, causa da criação, não interfere em tempo real no viver humano. Não atende preces nem ouve pedidos , nem opera ações que que chamamos "milagres “. Para estes, a ‘lei de causa e efeito’ da criação é que regula a vida, mantendo e recompondo o equilíbrio quando corrompido. Assim , se alguém faz um mal vai ter naturalmente seu efeitos nocivos sobre si mesmo, sendo cobrado pela própria natureza, e mesmo pelo seu próprio juízo em sã consciência, pela qual até procurará reencarnar-se para resgatar seu carma devedor procurando viver uma vida virtuosa e fazendo o bem, a caridade. As religiões abraâmicas não têm uma convivência pacífica, mas conflituosa, pois cada uma delas reinvindica para si conter a verdade de Deus. No cristianismo, Jesus Cristo se confunde com o próprio Deus, de quem seria a encarnação e pelo qual Deus se manifesta se revelando em orientações e mandamentos para toda a humanidade, sua criação. Assim, temos que muitos veem em Cristo o próprio Deus. É necessário ressaltar ainda que os cristãos se dividem em protestantes e católicos ( os primeiros não reconhecem a Igreja Católica como representante da divindade de Jesus ; já os católicos reconhecem o Papa e a Igreja como representantes da divindade de Cristo e ainda admitem os santos , geralmente mártires da fé em Cristo, canonizados como santos pela Igreja Católica, como poderes coadjuvantes e que atuam junto a Jesus , atendendo preces e promessas. No judaísmo não se reconhece Cristo como filho de Deus nem por Deus enviado. Assim , os judeus ainda aguardam a vinda do messias, prometido por Deus para a libertação do povo israelense, que se proclama o povo autêntico e mais querido de Deus. Já os muçulmanos não reconhecem o povo de Israel como o povo eleito de Deus e nem Cristo como a verdade de Deus, mas como apenas um profeta. Para os muçulmanos , o verdadeiro profeta é Maomé, que veio trazer Deus para o seu povo, tendo por nome Alá e seu pronunciamento e mandamentos no Alcorão. Para os muçulmanos, todos devem seguir os mandamentos de Alá que estão no Alcorão, revelados por Maomé. Os que não seguem Alá são chamados de infiéis. Os muçulmanos pretendem tornar todos no mundo seguidores de Alá, pois essa é sua missão e destino do muno , segundo Maomé, segundo Alá. Falamos aqui das principais e mais influentes religiões do mundo. Porém, falando-se em Brasil convém ressaltar ainda duas religiões afros que têm considerável número de seguidores: o Candomblé, que veio com os negros escravizados no Brasil e a Umbanda, religião criada no Brasil entre o fim do século XIX e início do século XX. No Candomblé se acredita que cada ser humano tem um Orixá ( entidade ligada a uma força da natureza ) com o qual tem de se procurar estar em harmonia para que se viva uma vida plena. Já a Umbanda mistura elementos do Candomblé, do espiritismo e do catolicismo. A crença num Deus criador também não está necessariamente atrelada a uma prática religiosa. Há muitos que creem em um Deus criador mas não participam de religião alguma. Muitos foram iniciados nas religiões de seus pais, chegaram a frequentar e participar quando crianças e até adolescentes , mas a partir de um certo tempo, quando sobre si, deixaram de frequentar , de participar, mas guardaram em si certos mandamento e orientações e inclusive a crença em um Deus criador. Assim é que se vê pessoas que naturalmente têm incorporadas em suas falas expressões tais como “ se Deus quiser “, “ Foi Deus... “ , “Deus te ajude” , “Deus lhe pague” , “Vá com Deus ! “ , “ Deus queira que... “ , “Graças a Deus” e são pessoas que não frequentam religião alguma. Apenas incorporaram em si a crença em Deus e alguns valores da religião e seus pais, em que foram iniciados quando pequenos em crescimento. Há também uns que mesmo tendo sido iniciados na religião dos pais, quando cresce se tornam ateus. Por fim , existem os que creem em Deus filosoficamente. Estes entendem que logicamente uma Inteligência está por trás de tudo o que existe, pois há uma inteligência subjacente ao funcionamento da natureza. Porém , para estes, este criador não nada nos revela e é inalcançável, sendo impossível saber sobre sua existência, sendo que todos os escritos ditos sagrados não passam de feitos humanos que escreveram segundo o que entendiam que Deus nos poderia querer dizer , ao tempo em que serviriam também tais escritos para ordenar as tribos para uma convivência pacífica baseada em boas normas de conduta. Estes últimos são definidos por teístas agnósticos. Na nossa Música Popular Brasileira Deus é citado por muitos artistas, que o admitem em suas vidas e até atestam sua interferência e poder no que são, no que se tornaram. Aqui, poderemos apreciar sob alguma análise músicas de artistas brasileiros que manifestam crença em Deus, não importando sob que perspectiva religiosa ou filosófica:

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

175 Nada Especial - Gabriel O Pensador

Na relação conflituosa que há entre religiosos por diferentes entendimentos de Deus, ocorrem situações no dia a dia, que vão de atos terroristas fundamentalistas até incômodos sentidos por aqueles que não suportam ouvir o discurso do outro que fala de um Deus diferente de como o outro crê. Quando um evangélico, por exemplo, prega em um coletivo, aqueles que são católicos ou afro-religiosos, ou mesmo de outra religião pode se sentir incomodado de fato. Isso não significa que a pessoa incomodada não tenha crença em Deus; ela tem mas não da mesma maneira que o que discursa ali naquele momento. Aqui se vê a irritação manifestada pelo passageiro com o discurso do protestante e ao mesmo tempo ele diz rezar para que aquele discurso acabe logo: "E o coitado foi soltando aquele papo de crente/Eu rezando: Deus me dê paciência!". Gabriel, apesar de negar a forma religiosa do pregador, manifesta sua fé em Deus também, mas Deus no seu modo como crê.





















Mais um dia mais um ônibus que eu peguei no rio
Um ônibus tranquilo Estava vazio
E a cidade engarrafada como não podia deixar de ser
Viagem demorada O que fazer?
Sem nenhuma mulher por perto pra bater um papo esperto
Resolvi escrever um rap a mais, Mas não estou bem certo
sobre o que eu vou rimar - Diz aí trocador - (Ah sei lá)
Então eu vou no instinto pego um papel e vamos vê o quê que dá
Foi nesse instante em que eu olhei pela janela
E que susto eu levei Era ela A inflação estampada na vitrine
Atingiu meu coração E deu vontade de partir pro crime
Porque o que eu quero comprar já não dá mais
A não ser que eu faça como fez o Ferrabrás (Quem?)
Então eu tento esquecer Continuar a rimar
Mas o que eu vejo do outro lado é duro de acreditar
Mas é real E a realidade dói demais
São dois mendigosse matando pelos restos mortais
De um cachorro qualquer que foi atropelado
E vai virar rango e se der Talvez seja assado
(Hmmesses nojentos gostam disso?) - Não arrombado
Aquilo é um ser humano que chamaram de descamisado
- Um desesperado Um brasileiro como eu
Que deve sempre perguntar (Será que existe mesmo Deus?)
Não é o pensador que vai tentar responder
Eu continuo rimando tentando esquecer
Porque esse rap não é sobre nada especial
É o rap do 175 que eu peguei na central
E de repente o ônibus começou a encher
Entrou mais gente Houve um tumulto Alguém gritou e eu olhei pra ver
(Quê que é isso? Quê que tá pegando? Quê que tá havendo?)
(É um assalto malandro! Será que você ainda não tá percebendo?)
O desespero do trabalhador começou E eu também tentava esconder meu dinheiro quando alguém falou(Libera esse aí que é o Pensador mané!)
Mas eles eram meus fãs Então levaram meu boné
(Autografado né Pensador se liga!)
Alguns acharam que eu era cúmplice Quase deu briga
Mas a viagem prosseguiu e os ladrões desceram
E aí a raiva que subiu na cabeça dos passageiros
E o mais injuriado era um bigodudo
Que tinha ganhado o salário (Eles levaram tudo)
Entraram dois PMs pelaporta da frente
Estufando o peito e olhando pra gente Impondo respeito
Mas os ladrões já tavam longe Num tinha mais jeito
Pra priorar levaram o bigodudo como suspeito - Ele era preto -
Coisas desse tipo é difícil esquecer
Mas eu vou continuar porque eu já disse a você que
Esse rap não é sobre nada especial
É o rap do 175 que eu peguei na central
Agora estamos passando pela praia de Copacabana
Travestis e prostitutas se acabando por grana
E os gringos vão achando aquilo tudo bacana
(O Brasil é um paraíso! As mulheres são boas de cama)
Ô gringo não força Deixa de ser imbecil
Você que vem lá de fora quer entender do Brasil
(Ha ..."O Brasil é um paraíso! - É mole?- E o inferno é onde?!)
-(Peraí Pensador)
E por falar em paraíso Olha que loucura
Subiu no coletivo uma estranhíssima figura
Com uma bíblia na mão e uma cara de débil mental
Pregando a enganação da Igreja Universal
(Ou será que era alguma outra igreja dessas?Ah num faz mal Igreja de enganar otário é tudo igual)
E o coitado foi soltando aquele papo de crente
Eu rezando: Deus me dê paciência!
Mas o pentelho desceu pra alegria da gente
E na saídado ônibus Sofreu um acidente
Se distraiu e foi atropelado pelo caminhão
Morreu esmagado com a bíblia na mão
(É morreu? Melhor doque viver nessa ilusão Num queria Deus? Foi pro céu Então) - (Numsei não)
Enquanto todos se benziam com pena do crente
Eu fui rimando Bola pra frente
Porque esse rap não é sobre nada especial
É o rap do 175 que eu peguei na central
E eu percebi que o trocador ficou fazendo careta
Prum coroa que passou por debaixo da roleta
Era um senhor de óculos,barba branca ...
Ei Peraí (Ei professor O quê que o senhor táfazendo aqui? Quê que houve? Foi assaltado? Perdeu o dinheiro?)
-(Não ... É ... sabe oquê que é ... Eu já gastei o salário inteiro)
Hm Hm mudei de assunto ele já tava encabulado
No meio do mês o salário dele já tinha acabado
Era o meu ex-professor da escola(Coitado)
Tá fudido e mal pago Daqui a pouco tá pedindo esmola
Ele é um mestre Um baú de sabedoria
Esse num é o valor que um professor merecia
Profissional de primeira importância pro nosso futuro
Ninguém mais quer ser professor pra num viver duro
E ele desceu em outra escola pra dar mais aula
(É que eu trabalho nos três turnos Chego em casa e ainda corrijo prova) - Tchau professor - (Tchau Pensador)
Desceu mais um trabalhador que tá numa de horror
Mas esse rap não é sobre nada especial
É o rap do 175 que eu pegueina central
E nós agora estamos passando pelo bairro de São Conrado
E como o tempo tá fechando eu tô ficando preocupado Ih! Choveu!
Pronto tudo alagado
Uns vão nadando Outros morrendo afogados
E enquanto na favela tem barraco caindo
Não é que passa o Prefeito sorrindo
E se o nosso ex-presidente estivesse aqui
Ele estaria certamente num belíssimo jet-ski
Mas como nós não temos embarcação pra todo mundo
Essa triste situação tá parecendo o Fim do mundo
Pra quem tá de carro Pra quem tá de ônibus
Nessa Rio-Babilônia No Brasil do abandono
E enquanto os governantes vão boiando sorridentes
Vamos remando Bola pra frente
Porque esse rap não é sobre nada especial
É o rap do 175 que eu peguei na central
E o pior de tudo é que nessa grande viagem
Nada disso do que aconteceu foi novidade
E as autoridades estão defecando
Pro que acontece ao cidadão brasileiro no seu cotidiano
Porque pra eles isso não é nada especial
No dos outros é refresco Num faz mal
E fecham os olhos pro que até cego já viu:
O revoltante retrato da vida urbana no Brasil!
E eu não me refiro ao 175 ou qualquer linha da central
Eu tô falando do dia a dia a qualquer hora em qualquer local
Porque esse rap não é sobre nada especial...




Nenhum comentário:

Postar um comentário