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Deus é o ser ao qual se atribui a criação de tudo; do universo, e da vida. Nem todos, porém , acreditam na existência de Deus. Esses são chamados de ateus ( sem Deus ). Para esses, o universo e a vida têm outra causa, que não Deus. Os que não são ateus, creem num criador do universo e da vida: Deus. Porém, não significa dizer que todos os que creem em Deus, creem da mesma forma. Nas religiões abraâmicas ( Religiões descendentes de Abraão : judaísmo, cristianismo e islamismo) Deus é uma personificação, um ser , como nós, e de quem somos a semelhança, pois assim se acredita que nos criou desde o barro e soprando ar nas nossas narinas. Para as religiões abraâmicas nós temos uma vida e o merecimento da condenação do Inferno ou do Paraíso segundo a sua conduta nesta vida. ( As instruções do viver segundo a vontade do criador estão contidas nos livros que devem seguir esses religiosos: “Torá” , “Bíblia” e “Alcorão” , respectivamente). Nas religiões reencarnacionistas (que professam a reencarnação: hinduístas, budistas, lamaístas, espíritas, etc. ), Deus não é uma personificação de um ser; Deus não é alguém em si, como para os abraâmicos, mas uma “Inteligência”, Inteligência tal que tudo criou, criando o universo e a vida nele. Para os reencarnacionistas essa Inteligência, causa da criação, não interfere em tempo real no viver humano. Não atende preces nem ouve pedidos , nem opera ações que que chamamos "milagres “. Para estes, a ‘lei de causa e efeito’ da criação é que regula a vida, mantendo e recompondo o equilíbrio quando corrompido. Assim , se alguém faz um mal vai ter naturalmente seu efeitos nocivos sobre si mesmo, sendo cobrado pela própria natureza, e mesmo pelo seu próprio juízo em sã consciência, pela qual até procurará reencarnar-se para resgatar seu carma devedor procurando viver uma vida virtuosa e fazendo o bem, a caridade. As religiões abraâmicas não têm uma convivência pacífica, mas conflituosa, pois cada uma delas reinvindica para si conter a verdade de Deus. No cristianismo, Jesus Cristo se confunde com o próprio Deus, de quem seria a encarnação e pelo qual Deus se manifesta se revelando em orientações e mandamentos para toda a humanidade, sua criação. Assim, temos que muitos veem em Cristo o próprio Deus. É necessário ressaltar ainda que os cristãos se dividem em protestantes e católicos ( os primeiros não reconhecem a Igreja Católica como representante da divindade de Jesus ; já os católicos reconhecem o Papa e a Igreja como representantes da divindade de Cristo e ainda admitem os santos , geralmente mártires da fé em Cristo, canonizados como santos pela Igreja Católica, como poderes coadjuvantes e que atuam junto a Jesus , atendendo preces e promessas. No judaísmo não se reconhece Cristo como filho de Deus nem por Deus enviado. Assim , os judeus ainda aguardam a vinda do messias, prometido por Deus para a libertação do povo israelense, que se proclama o povo autêntico e mais querido de Deus. Já os muçulmanos não reconhecem o povo de Israel como o povo eleito de Deus e nem Cristo como a verdade de Deus, mas como apenas um profeta. Para os muçulmanos , o verdadeiro profeta é Maomé, que veio trazer Deus para o seu povo, tendo por nome Alá e seu pronunciamento e mandamentos no Alcorão. Para os muçulmanos, todos devem seguir os mandamentos de Alá que estão no Alcorão, revelados por Maomé. Os que não seguem Alá são chamados de infiéis. Os muçulmanos pretendem tornar todos no mundo seguidores de Alá, pois essa é sua missão e destino do muno , segundo Maomé, segundo Alá. Falamos aqui das principais e mais influentes religiões do mundo. Porém, falando-se em Brasil convém ressaltar ainda duas religiões afros que têm considerável número de seguidores: o Candomblé, que veio com os negros escravizados no Brasil e a Umbanda, religião criada no Brasil entre o fim do século XIX e início do século XX. No Candomblé se acredita que cada ser humano tem um Orixá ( entidade ligada a uma força da natureza ) com o qual tem de se procurar estar em harmonia para que se viva uma vida plena. Já a Umbanda mistura elementos do Candomblé, do espiritismo e do catolicismo. A crença num Deus criador também não está necessariamente atrelada a uma prática religiosa. Há muitos que creem em um Deus criador mas não participam de religião alguma. Muitos foram iniciados nas religiões de seus pais, chegaram a frequentar e participar quando crianças e até adolescentes , mas a partir de um certo tempo, quando sobre si, deixaram de frequentar , de participar, mas guardaram em si certos mandamento e orientações e inclusive a crença em um Deus criador. Assim é que se vê pessoas que naturalmente têm incorporadas em suas falas expressões tais como “ se Deus quiser “, “ Foi Deus... “ , “Deus te ajude” , “Deus lhe pague” , “Vá com Deus ! “ , “ Deus queira que... “ , “Graças a Deus” e são pessoas que não frequentam religião alguma. Apenas incorporaram em si a crença em Deus e alguns valores da religião e seus pais, em que foram iniciados quando pequenos em crescimento. Há também uns que mesmo tendo sido iniciados na religião dos pais, quando cresce se tornam ateus. Por fim , existem os que creem em Deus filosoficamente. Estes entendem que logicamente uma Inteligência está por trás de tudo o que existe, pois há uma inteligência subjacente ao funcionamento da natureza. Porém , para estes, este criador não nada nos revela e é inalcançável, sendo impossível saber sobre sua existência, sendo que todos os escritos ditos sagrados não passam de feitos humanos que escreveram segundo o que entendiam que Deus nos poderia querer dizer , ao tempo em que serviriam também tais escritos para ordenar as tribos para uma convivência pacífica baseada em boas normas de conduta. Estes últimos são definidos por teístas agnósticos. Na nossa Música Popular Brasileira Deus é citado por muitos artistas, que o admitem em suas vidas e até atestam sua interferência e poder no que são, no que se tornaram. Aqui, poderemos apreciar sob alguma análise músicas de artistas brasileiros que manifestam crença em Deus, não importando sob que perspectiva religiosa ou filosófica:

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Ouro de Tolo - Raul Seixas






Raul aqui expressa insatisfação com a sua vida e no bojo dos aspectos  de que se queixa atribui ao "Senhor", um modo de se referir a Deus, o seu "sucesso" e o "domingo" para curtir com a família.






Eu devia estar contente 
Porque eu tenho um emprego 
Sou um dito cidadão respeitável 
E ganho quatro mil cruzeiros por mês 

Eu devia agradecer ao Senhor 
Por ter tido sucesso na vida como artista 
Eu devia estar feliz 
Porque consegui comprar um Corcel 73

Eu devia estar alegre e satisfeito 
Por morar em Ipanema 
Depois de ter passado fome por dois anos 
Aqui na Cidade Maravilhosa 

Ah! Eu devia estar sorrindo e orgulhoso 
Por ter finalmente vencido na vida 
Mas eu acho isso uma grande piada 
E um tanto quanto perigosa 


Eu devia estar contente
Por ter conseguido tudo o que eu quis 
Mas confesso abestalhado 
Que eu estou decepcionado

Porque foi tão fácil conseguir 
E agora eu me pergunto: E daí? 
Eu tenho uma porção de coisas grandes 
Pra conquistar, e eu não posso ficar aí parado 

Eu devia estar feliz pelo Senhor 
Ter me concedido o domingo 
Pra ir com a família ao Jardim Zoológico 
Dar pipoca aos macacos 

Ah! Mas que sujeito chato sou eu 
Que não acha nada engraçado 
Macaco praia, carro, jornal, tobogã 
Eu acho tudo isso um saco 

É você olhar no espelho 
Se sentir um grandessíssimo idiota 
Saber que é humano, ridículo, limitado 
Que só usa dez por cento de sua 
Cabeça animal 
E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial 
Que está contribuindo com sua parte 
Para nosso belo quadro social 

Eu que não me sento 
No trono de um apartamento 
Com a boca escancarada cheia de dentes 
Esperando a morte chegar 

Porque longe das cercas embandeiradas que separam quintais 
No cume calmo do meu olho que vê 
Assenta a sombra sonora de um disco voador 

Eu que não me sento 
No trono de um apartamento 
Com a boca escancarada cheia de dentes 
Esperando a morte chegar 

Porque longe das cercas embandeiradas que separam quintais 
No cume calmo do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora de um disco voador




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